Serviços Profissionais

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Estados Unidos revivem 11 de setembro nove anos após os atentados

Bandeira americana é pendurada em frente a igreja no estado da Virginia
Ana Paula Fernades de Washington D.C




Cicatriz aberta. É assim que os americanos encaram o 11 de setembro.
Quem saiu as ruas no último sábado pôde testemunhar várias homenagens aos que morreram naquela tragédia em Nova Iorque.
No dia em que a tragédia completa nove anos, os americanos fizeram questão de lembrar o acontecido ostentando solidariedade em prol das vítimas e familiares que foram afetados pelos atentados.
Bandeiras americanas eram vistas por toda parte, faixas com os dizeres "11 de setembro - Nunca será esquecido" podiam ser vistas nas instalações dos Corpos de Bombeiros. 

As homenagens não param por aí.

Programas especiais exibem relatos de familiares e os nomes de aproximadamente 3 mil pessoas que morreram após os atentados as Torres Gêmeas.

Documentários e filmes tomam conta da programação todo ano desde 2001.
A analista financeira, Stacey Kenneweg conta que "Há pessoas que acendem velas nas janelas e fazem um minuto de silêncio todo ano em forma de homenagear as vítimas". Ela relata também que perdeu um amigo, que estava em uma reunião no World Trade Center, na hora do atentado. Segundo Kenneweg, vários amigos começaram a ter problemas psicológicos após a tragédia, muitos por ter perdido amigos de trabalho e outros pela perda de familiares que trabalhavam nas Torres Gêmeas. Amanda Azevedo, brasileira que mora em NY, afirma que a fumaça, provocada pela colisão das aeronaves nas Torres, chegou aos subúrbios da cidade. Azevedo ainda conta que várias conhecidos apresentaram problemas respiratórios após o 11 de setembro.

0 comentários:

Postar um comentário