Serviços Profissionais

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Contra ou a favor?

Hoje em dia a ciência não se fala em outra coisa, a não ser sobre o LHC, você é contra ou a favor?

Pra quem está por fora, vou falar um pouco sobre o assunto.

O LHC é composto de um anel com 27Km de extensão (8,6Km de diâmetro) e está enterrado no solo a uma profundidade média de 100 metros. Ele irá acelerar prótons a velocidades próximas à da luz (99,99%) até colidirem e destas colisões espera-se chegar a respostas sobre a origem do universo "O verdadeiro Big Bang". Fiquei impressionado pela foto acima que é apenas de um dos detectores do LHC, é algo realmente gigantesco e supera tudo o que já vi em filmes de Ficção Científica na sua grandiosidade e complexidade.



Ou seja, quem assistiu o filme de Dan Brown, é exatamente aquilo que está acontecendo.

Afinal, o que isso nos mostrará?
A principal busca é pelo Bóson de Higgs, uma partícula que pelo modelo padrão da física deve ser a responsável pela massa de toda a matéria que existe no universo (e por conseguinte a gravidade). Esta partícula é tão importante que é chamada de Partícula de Deus. Micro buracos negros e monopólos magnéticos também estão entre o que se espera produzir por lá.
Recentemente eu assisti um documentário no Discovery Channel em que alguns cientistas respondiam sobre os temores de que o acelerador de partículas pudesse criar micro buracos negros, e estes ao “engolirem” a matéria ao redor, se expandissem demasiadamente e por fim destruisem a terra e talves a galáxia. Os físicos afirmaram ser quase tão possível isto acontecer quanto um ônibus espacial cair na sua cabeça enquanto você assiste TV, ou seja, extremamente improvável que ocorra, porém vale ressaltar que na iminência do fim do mundo por causa deste evento, tenham certeza de que será rápido e praticamente indolor.

Então fiquem tranquilos, se acontecer algo, vamos todos morrer mais não iremos sentir nada...
Bacana né? Morrer sem dor

1 comentários:

ALINE disse...

SOU CONTRA, PRA QUE CRIAR MAIS UMA ARMA DE DESTRUIÇÃO EM MASSA PELO BEM DA CIÊNCIA?

Postar um comentário