Serviços Profissionais

quarta-feira, 25 de março de 2009

Mãe dos deuses



Você sabia que “Manaus” quer dizer: Mãe dos deuses? E que foi uma homenagem feita a nação indígena Manaós? Pois é, eu também não, mas mesmo assim me aventurei a conhecer o Amazonas sem informação alguma sobre o lugar. Foi por conta da falta de informação que eu me apavorei quando o comandante de vôo disse:

“- Tripulação, preparar para aterrissagem em Manaus.”

Fiquei imaginando onde ele iria aterrissar aquele avião gigante, já que o que eu via era só floresta, água e estradas de terra. Mas para minha felicidade após 15 minutos de vôo, graças a Deus, eu avistei uma cidade enorme com prédios e pista de pouso!

Assim como em todo o mundo, os brasileiros também pensam que Manaus (capital do estado do Amazonas) não passa de floresta, índios, comidas exóticas e bichos selvagens. Mas ao chegar a Manaus eu presenciei transito intenso de mais de 1.700 milhões de habitantes misturado com uma paisagem fantástica e rodeado pelo Rio Negro, não é a toa que a cidade é o principal centro financeiro da região norte e uma das belezas mais caras do Brasil.

Cheguei à cidade com o 7° maior PIB do país com vontade de entrar na selva, explorar, ver animais silvestres... Coisa de gente da cidade quando vai pra mata. O turismo ecológico em Manaus é intenso, mas nem só de mata vive a cidade. Ela possui o Teatro Amazonas, feiras no centro da cidade de todos os tipos (Feira da banana, do peixe, da pupunha...). O comércio é movimentado por milhões de turistas que chegam a cidade todo ano, além de cruzeiros de toda parte do mundo que atracam no centro da cidade, também muitos filmes são gravados nos arredores de Manaus. A cidade chama tanto a atenção que atraiu a generosidade da realeza britânica, quando eu estava por lá o príncipe Charles foi fazer uma visita para doar algum dinheiro para investimento em cultura.

A cidade mais quente e úmida que eu já visitei no Brasil irá sediar jogos da copa do mundo de 2014. É uma região na qual se encontra animais selvagens, índios e a agitação da cidade grande. Um local que merece atenção por suas riquezas naturais e também deve ser preservado para o progresso não fazer a natureza virar lenda como muitas regiões florestais em todo o mundo.

1 comentários:

Rafael Wendel disse...

Ótimo texto Aline, e esse blog vai bombar...
teh mais

Postar um comentário